quarta-feira , 14 novembro 2018
Início > LetreiroEmDestaque > Vacina contra febre amarela agora só precisa ser tomada uma vez e valerá por toda a vida

Vacina contra febre amarela agora só precisa ser tomada uma vez e valerá por toda a vida

O Ministério da Saúde mudou a recomendação para a quantidade de doses da vacina contra a febre amarela. Agora a indicação é de uma aplicação única para as áreas com exigência de vacinação em todo o país.

Antes dessa alteração, o governo federal pedia que os moradores das áreas com recomendação, e quem fosse viajar a estes locais, tomassem uma dose da vacina e, após 10 anos, recebessem um reforço.

A dose única já era recomendação da Organização Mundial da Saúde. Só o Brasil ainda exigia a dose extra.

De acordo com Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, há “evidências científicas hoje de que uma dose da vacina da febre amarela é suficiente ao longo da vida”.

Além disso, o governo voltou a informar que está estudando o uso da dose fracionada, com a criação de um Plano de Contingência. O ministério disse que não haverá uma diluição na vacina, mas uma diminuição no volume da aplicação. A vacina padrão tem 0,5 ml; a fracionada, 0,1 ml.

O Brasil recebeu 1.987 notificações da doença até esta semana, sendo que 586 casos foram confirmados, 951 foram descartados e 450 ainda estão em investigação. Até agora, 190 pessoas morreram devido à febre amarela.

Deixe uma resposta