segunda-feira , 16 julho 2018
Início > LetreiroEmDestaque > Barragem de Jequitaí está de volta; após nova licitação, 46,5 milhões de reais serão usadas em nova fase

Barragem de Jequitaí está de volta; após nova licitação, 46,5 milhões de reais serão usadas em nova fase

Foram garantidos 46,5 milhões de reais para reativação do convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável por R$ 38 milhões, e o Estado (R$ 8,5 milhões), viabilizando a retomada das obras físicas da Barragem de Jequitaí (paralisadas há oito meses), mediante nova licitação.
 A barragem – que já teve 150 milhões de reais investidos -, garantirá o lançamento de 33 mil m³/s de água no rio, volume superior ao necessário à transposição: 26 mil m³/s.
Após a viabilização de todos os recursos necessários, a obra poderá ser concluída em 18 meses, após o término da licitação.
A construção de barragens no Norte de Minas recebeu destaque especial na Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A região necessita de obras como essas para desenvolver a irrigação e também garantir a própria sobrevivência da população e dos animais. A seca castiga a região há 5 anos consecutivos.
O Projeto Jequitaí prevê a construção de dois barramentos, o que possibilitará irrigação de 35 mil hectares em área agrícola e geração de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 12 municípios.

Leia também

Vista da comunidade de Boa Sorte

Comunidade de Boa Sorte rodeada pela natureza verde

Deixe uma resposta